Hospital Santa Mônica

Quando o assunto é saúde, experiência é tudo

O Hospital Santa Mônica foi fundado em 31 de Maio de 2001, por nove médicos: Cláudio de Paula Santana, Duarte Freitas Queiroz, Ricardo Freitas Queiroz, André Franco de Sousa, José Jackson Lucena Santana, José Carlos da Silva, Plínio José de Carvalho, César Antônio Gustavo e Rony Day Barros Noronha.

Pioneiros, eles identificaram em Redenção a necessidade de um hospital estruturado para atender a população e que oferecesse condições reais para o exercício de alto nível das suas especialidades médicas.

Assim, para atender as demandas internas, o Hospital Santa Mônica foi inaugurado já disponibilizando um moderno laboratório de análises clínicas e uma equipe de 28 profissionais locados na assistência à saúde e setores de apoio.

Muito rapidamente a história do Hospital Santa Mônica se tornou um modelo de atendimento médico, tão respeitado por sua trajetória que hoje é a maior referência em Redenção e toda a região sul do Pará.


Missão

Exercer a assistência à saúde, procurando sempre a excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população

Valores

Ética, inovação, competência, qualidade e compromisso social

Visão

Ser reconhecido na região como líder inovador na atenção à saúde, como forma de evidenciar a valorização da vida

Pilares da Humanização

Segurança, gentileza, comunicação e eficiência

É gratificante saber que fazemos parte da história das pessoas. A maturidade alcançada hoje, por meio de um atendimento especializado é resultado do comprometimento de todos os profissionais envolvidos e assim, temos atuado de forma competente, com permissão constante ao caminho do aperfeiçoamento.

Dr. Cláudio de Paula Santana

Sócio-fundador e Diretor Administrativo, Hospital Santa Mônica

O Hospital Santa Mônica pertence à SOMEHR SOCIEDADE MÉDICO HOSPITALAR DE REDENÇÃO. Situado no bairro Morada da Paz, na cidade de Redenção, é um hospital especializado em intervenções de média complexidade, com Pronto Atendimento Clínico e Cirúrgico 24h que dispõe de multiespecialidades em regime de sobreaviso. Uma excelente opção de atendimento seguro e de qualidade para a população de Redenção, região sul do Pará e fronteiras do Estado.

APREÇO PELA QUALIDADE

Em 2019, o Hospital Santa Mônica iniciou o processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) atestando seu compromisso em prestar assistência médico-hospitalar baseado em melhores práticas, com segurança e humanização.

Prova disso é o reconhecimento obtido com uma série de conquistas como o troféu Mais Mais – Melhores do Ano – premiação que aponta a marca de referência da população Redencense do seguimento hospitalar, no qual fomos premiados por mais de cinco vezes consecutivas até o ano de 2020.

Compromisso Santa Mônica

Existimos como instituição de Saúde, que exerce suas atividades como um time, com uma visão de alcançar melhorias contínuas revertida em satisfação aos nossos clientes.

A honestidade e transparência em nossos serviços demonstram nosso compromisso e profunda reflexão da importância do trabalho realizado.

Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santa Mônica  promove a prevenção, controle e mitigação de incidentes. Além da integração dos setores, promove a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam os riscos ao paciente, sendo fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde

 

Acolhimento e Humanização

A eficiência  em atendimento hospitalar envolve diferentes ações como investimentos em tecnologia, segurança, qualificação técnico científica dos profissionais, implantação de processos eficientes, entre outros, porém a humanização em um serviço de saúde é fundamental para um bom atendimento e recuperação do paciente.

Desde sua inauguração, esta é uma das metas almejadas pela equipe do Hospital Santa Mônica, que vem inserindo direcionamentos e projetos de humanização para funcionários e pacientes, proporcionando o acolhimento, a necessidade de falar com clareza, explicar e saber ouvir, aprimorando o diálogo com seu semelhante para que a experiência da hospitalização seja mais confortável.

CONTROLE INTERNO

Comitê de Gestão de Risco

Os profissionais do Hospital Santa Mônica que compõem o comitê devem identificar ameaças e oportunidades que venham a surgir com base em análises de cenários.

 

Em outras palavras: o Comitê de Riscos apoia a  de Administração a analisar e/ou revisar os riscos e simular possíveis resultados negativos e positivos, ou seja, a ter uma visão de futuro sobre o que pode atrapalhar ou alavancar o sucesso da organização.

Comissão de Revisão de Prontuário

A Comissão de Revisão de Prontuário (CRP) do Hospital Santa Mônica é um órgão coligado ao Hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar os prontuários médicos.

Comissão de Revisão de Óbito

A Comissão de Revisão de Óbitos do Hospital Santa Mônica é a instância de caráter consultivo e de assessoria do Hospital vinculada à  Diretoria Clínica Médica, cujas ações devem estar voltadas à investigação e analise sobre as causas de óbitos.

Controle de Infecção Hospitalar

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Mônica  é o núcleo executivo da CCIH  (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

COLABORADORES

CIPA

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Santa Mônica é composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem a Instituição.

Brigada de Incêndio

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Mônica  é o núcleo executivo da CCIH  (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

CONTROLE EXTERNO

Indicador de Qualidade PNCQ

O Laboratório de Análises Clínicas Santa Mônica é participante do PNCQ (Programa Nacional do Controle de Qualidade), sendo este o maior provedor de ensaios de Proficiência do País com mais de 5.500 laboratórios participantes. O Trabalho desenvolvidos para laboratórios brasileiros, latino-americanos, europeus e africanos em busca da excelência é confirmado por importantes certificações.